A novidade instalada na confluência da avenida Prefeito Manoel Vilá com a rua Juiz Thaurion Pimentel, um dos cruzamentos mais movimentados da cidade, tem provocado muita polêmica e, ontem, 8, foi registrado o primeiro acidente no local. (Veja dicas de como usar a rotatória corretamente mais abaixo)
“Orientado” por um grupo de donos de carros de frete – picapes e caminhões – o motorista de um caminhão cegonha tentou fazer o contorno da rotatória para acessar a avenida Jones dos Santos Neves e acabou abalroando com a carroceria uma caminhonete Hilux, que estava estacionada em frente à Marcon Agroveterinária.
O caminhoneiro não obedeceu a placa que orienta os motoristas de caminhão a seguirem pela avenida Prefeito Manoel Vilá, tanto para ir em direção a Ecoporanga e Água Doce do Norte quanto para acessar a ES-381 em direção a Mantena, alegando que havia uma outra picape Hilux (de propriedade do empresário Alair Costa), impedindo sua progressão. Ele disse que foi “orientado” pelos motoristas de frete a não seguir pela avenida Prefeito Manoel Vila porque não conseguiria fazer o contorno na Rua Mineira para ir em direção a Minas Gerais.
No entanto, como bem observaram alguns curiosos e a Polícia Militar, quem determina como funciona o trânsito são as placas e a própria PM e não as pessoas que, por um motivo ou outro estejam insatisfeitas com as regras de trânsito na cidade.
Uma das maiores reclamações, inclusive das autoridades responsáveis pelo trânsito é a demora da EDP/Escelsa em retirar um posto próximo à rotatória e que estaria prejudicando o funcionamento ideal da mesma.
Para o empresário Toin Papagaio, do Bar Altas Horas, a instalação da rotatória naquela esquina foi providencial. “Tinha muito acidente aqui, muito atropelamento e, no caso do meu estabelecimento, as pessoas acabavam ficando no meio da rua, às vezes. Agora, com a rotatória e os tachões, temos menos riscos de acidentes e atropelamentos”, elogiou.
Com ele não concorda o empresário Cinandes, da Marcon a obra seria desnecessária. “Tanta coisa mais importante para fazer na cidade, lixo por todo lado e eles vêm fazer uma obra dessa.”
Regras de Circulação em Rotatórias
As rotatórias inseridas em áreas de cruzamentos, garantem a fluidez dos veículos sem a necessidade de espera dos semáforos. Mesmo sendo um importante instrumento viário, muitos motoristas ainda desrespeitam as regras de circulação da rotatória e se confundem quanto à preferência de passagem.
Mas, afinal, como garantir a correta utilização da rotatória? O simples cumprimento da sinalização por parte dos condutores já seria suficiente para resolver esses pequenos embates de preferência. Toda rotatórias geralmente possui uma placa de “Pare” em frente a cada um dos entroncamentos.
“A placa ‘Pare’ é obrigatória. Se cada um dos motoristas respeitasse a sinalização, todos os sentidos da rotatória fluiriam igualmente, como deve ser.
É importante lembrar que o desrespeito à placa é uma infração gravíssima, prevê multa e o acréscimo de sete pontos na CNH”.
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.
No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita.
Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse.
Seta – Outra importante regra é o uso da seta para sinalizar a direção a ser tomada. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção. (Weber Andrade com clubedetran.com.br)