A Volkswagen revelou nesta segunda-feira, 9, véspera do Salão de Frankfurt, a versão de produção do ID.3, primeiro integrante de sua linha de elétricos ID. A marca também apresentou seu novo logotipo, que chega na América Latina a partir de 2020.
Prometido como um “elétrico popular” na Alemanha, onde chegará às lojas a partir da metade de 2020, o ID.3 custará menos de 30 mil euros (R$ 135 mil) por lá.
Além da Volkswagen, outras marcas do grupo mostraram novidades um dia antes do salão. Um destaque foi o Sián, o primeiro Lamboghini híbrido da história.
O ID.3 tem três opções diferentes de baterias: 77 kWh, 58 kWh ou 45 kWh, sempre com motor de 204 cavalos de potência, tração traseira e garantia de 8 anos ou 160 mil km.
Pela variação das baterias, a autonomia pode variar entre 330, 420 e 550 quilômetros. De acordo com a marca, é possível realizar em 30 minutos (em um carregador de 100 kW) uma recarga para rodar aproximadamente 290 quilômetros.
Os compradores terão à disposição dois tipos diferentes de recarregadores domésticos – na mais completa o proprietário terá a possibilidade de controle por aplicativo no smartphone e manutenção remota.
O ID.3 é o primeiro modelo feito a partir da plataforma modular para veículos elétricos da Volkswagen, a MEB, e tem dimensões próximas às do Golf. São 4,26 metros de comprimento, 1,80 metro de largura, 1,55 m de altura e 2,76 m na distância entre eixos. O porta-malas tem 385 litros.
Entre as tecnologias disponíveis, o modelo pode ter sistema multimídia com navegador atualizável, recarregador de celular por indução, sistema de som Beats com 8 alto-falantes e subwoofer, frenagem automática de emergência, frenagem pós-colisão e monitoramento de pedestres.
A lista segue com assistente para mudanças involuntárias de faixa, frenagem automática em manobras (em velocidades entre 2,5 e 10 km/h), head-up display (visor posicionado próximo ao para-brisa) e comandos por voz.
No ID.3, todos os botões, com exceção dos comandos de abertura/fechamento dos vidros e de ligar/desligar o pisca-alerta, são sensíveis ao toque – incluindo os comandos do volante. Os faróis são de matriz de LED com facho alto automático.
O elétrico é o primeiro modelo com a nova linguagem de design da Volkswagen. Sem a necessidade de ter grades para ventilação, a dianteira é marcada pelos faróis que remetem a olhos, que piscam quando o proprietário se aproxima do veículo com a chave.
Por falar na iluminação, a Volkswagen descreve as luzes são “o cromado do futuro” e, por isso, alguns pontos específicos do ID.3 são iluminados – como a grade.
De lado, o modelo tem inspiração em colmeias por, segundo a marca, serem “superleves, extremamente estáveis e absolutamente sustentáveis, simbolizando assim a ideia básica da plataforma MEB”. As rodas podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas.
A traseira, com aspecto de minivan, tem grandes lanternas que invadem a tampa do porta-malas e logotipo iluminado.
Novo logo – Além de estrear a nova linha de modelos elétricos e a nova identidade visual da marca, o ID.3 também ficou responsável por inaugurar o novo logotipo da Volkswagen.
Agora em linhas mais simples e em novas cores, a marca “descola” mais a parte inferior da letra “W” da borda e será iluminada nos veículos, nas instalações da fabricante e nas concessionárias
De acordo com a marca, 171 mercados serão afetados pela mudança na comunicação visual. O primeiro passo será transformar as concessionárias na Europa, seguidas pela China. A partir de 2020, a novidade chegará nas Américas do Norte e do Sul.
Cerca de 70 mil logos serão substituídos nas 10 mil instalações de concessionários pelo mundo.
A mudança de posicionamento da fabricante também envolve a troca das vozes de suas propagandas. Até então faladas por homens, as campanhas darão lugar a uma voz feminina. (AutoEsporte)