Barra de São Francisco registrou média de 5,8 acidentes fatais envolvendo motocicletas nos últimos 19 anos, ou seja, desde 2000. No total, foram 111 mortes provocadas, em sua maioria, por imprudência na condução dos veículos. Oito destas mortes aconteceram de janeiro deste ano até a semana passada. Apenas entre 2016 e julho deste ano foram 40 mortes, já que em 2019 já foram registradas pelo menos 6 mortes (Veja mais no link https://ocontestado.com/motos-ja-matam-mais-do-que-o-trafico-de-drogas-no-municipio/)
Os dados sobre os acidentes fatais com motocicletas foram divulgados nesta terça-feira, 9, pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) que iniciou também nesta terça-feira, mais uma campanha educativa com foco nos motociclistas que circulam no Estado.
O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de vítimas fatais de acidentes envolvendo motociclistas e conscientizar os condutores para os cuidados necessários no trânsito para preservar a própria vida.
A campanha utiliza dados recentes do Observatório de Segurança Pública divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) no relatório “Acidentes Fatais com motociclistas: Perfil dos acidentes no Espírito Santo – 2019”, além de estatísticas de atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu a motociclistas em acidentes nas vias capixabas.
A reportagem dos sites ocontestado.com e vozdabarra.com.br, que já vinha alertando para a letalidade do veículo, em reportagens publicadas ao longo dos últimos 15 dias, quando ocorreram três acidentes fatais em Barra de São Francisco, fez um levantamento específico dos acidentes na região noroeste, que ocupa o primeiro lugar no ranking de mortes no estado desde o ano passado. (Confira o infográfico no final da matéria)
A campanha do Detran-ES vai utilizar uma linguagem de vídeo game e o filme exibido na TV deixa claro aos motociclistas que na vida real não há segunda chance depois do ‘game over’ e que é necessário escolher a vida na hora de tomar decisões envolvendo o trânsito.
No rádio, a campanha será exibida em formato de notícias sobre o tema. A campanha será veiculada em TV, rádio, internet até o dia 31 de julho e também serão realizadas ações educativas para reforçar a conscientização dos motociclistas.
A expectativa do diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, é atingir o público que é a principal vítima desses acidentes e conseguir reduzir o número de mortes entre os motociclistas.
“Pelos dados do perfil extraído do relatório da Sesp, as principais vítimas fatais dos acidentes com motocicletas são homens jovens com idades entre 17 e 25 anos. E por isso a escolha dessa linguagem dos games, que acreditamos que vai chamar a atenção desses potenciais vítimas de forma mais efetiva. Temos acompanhado o aumento das mortes de motociclistas nos últimos dois anos, além do número de vítimas que ficam com sequelas graves e permanentes. Queremos que isso seja um alerta para que cada um adote as medidas de segurança necessárias para a preservação da vida no trânsito e a redução desses números que são muito graves”, enfatizou.
Acidentes fatais com motociclistas
O relatório “Acidentes Fatais com motociclistas – perfil dos acidentes no Espírito Santo – 2019”, do Observatório de Segurança Pública, pertencente à Sesp, traz dados importantes para o planejamento de ações voltadas para os motociclistas no Estado.
Segundo o estudo, em 2012, 369 motociclistas foram vitimados fatalmente em acidentes de trânsito. Esta foi a maior quantidade de óbitos da série histórica. Nos quatros anos seguintes, de 2013 a 2016, houve queda consecutiva. Já em 2017 houve aumento em relação ao ano anterior, situação que voltou a acontecer em 2018, completando dois anos de aumento consecutivo. Isso acende o sinal de alerta e reforça a necessidade de realizar um acompanhamento mais dinâmico dos dados para permitir tomadas de ações mais eficazes.
O estudo demonstra evolução significativa dos acidentes fatais com motociclistas, em especial
nos últimos seis meses quando a quantidade de óbitos ficou acima da média de períodos anteriores. Aproximadamente 78% dos acidentes fatais com motociclistas são registrados no interior do Estado, não há pontos significativos de concentração, os casos ocorrerem de modo
pulverizado, especialmente em Rodovias Estaduais do Interior do Estado. Na Região Metropolitana também não foi encontrado pontos de concentração. Na RMGV os acidentes ocorrem preferencialmente em locais de cruzamento das vias de grande circulação de veículos, agravando-se nos locais cortados por rodovias Estaduais e Federais.
Trinta e seis por cento dos óbitos de motociclistas são consequências de quedas ou choque com pontos fixos (postes, árvores, placas de sinalização, contenções de vias, etc), dado que pode demonstrar situações de imprudência (alta velocidade, condução da moto por corredores entre veículos, desrespeito à sinalização, uso de bebida alcoólica) ou imperícia (falta de experiencia na condução do veículo, principalmente em rodovias, descontrole em situações anormais de condução).
Os acidentes ocorrem preferencialmente nos finais de semana e nos horários noturnos, 89% das vítimas são do sexo masculino, solteiros, de cor parda, com idade entre 17 e 25 anos. O perfil jovem potencializa a situação de imprudência e imperícia (o jovem se arrisca mais) e reforça a necessidade de ações de conscientização e campanhas educativas ainda no momento de formação dos novos motociclistas. (Weber Andrade com informações da Secom/ES)