Com a suspensão do atendimento presencial nas agências de todos os bancos em Barra de São Francisco, muitos aposentados têm ficado em dúvida sobre como receber seus proventos. Em função disso, o gerente local do Banco do Brasil, Claudio Roberto Santana Vitor, destacou que o cartão usado por eles para receber o benefício, também serve para fazer compras, na função “débito”, evitando assim que eles tenham que usar os terminais de auto-atendimento para sacar dinheiro.
“O Banco preparou uma série de orientações aos clientes em geral, mas a nossa maior preocupação são os aposentados, que geralmente precisam sacar o dinheiro para fazer frente a despesas como compra de alimentos e medicamentos. Nós estamos mantendo os terminais higienizados de meia em meia hora, mas mesmo assim o aparelho é um possível transmissor do vírus, caso alguém contaminado o utilize”, destaca.
Para minimizar o problema, Claudio aconselha os aposentados e todos os demais clientes que possuam cartão do BB, a utilizarem o mesmo para fazer compras, evitando ir até a agência.
“O INSS também adiou por 120 dias a necessidade de apresentação de prova de vida, por isso, nenhum aposentado precisa vir à agência nesse período”, destaca.
Outros bancos – A Caixa Econômica Federal também estão passando várias orientações aos clientes. Na Caixa, o atendimento presencial está acontecendo apenas para situações específicas, como saque de seguro-desemprego, aposentadoria e benefícios sociais, sem o cartão.
O Sicoob também está recomendando a realização das operações por meio de canais digitais, como o aplicativo Sicoob e o Internet Banking, já que os atendimentos presenciais foram todos suspensos.
O Banestes, embora esteja mantendo atendimentos presenciais emergenciais, aconselha os clientes a utilizarem preferencialmente o atendimento via canais digitais, como o Aplicativo Banestes, Aplicativo Banestes Cartões e Internet Banking.
O único banco da cidade que ainda não publicou nenhuma orientação aos clientes é o Bradesco. Na porta da agência não há informações sobre como está sendo o atendimento. (Weber Andrade)